O TRAJE NOVO

Livre adaptação do conto de Hans Christian Andersen: "O Traje Novo do Imperador", com conteúdos próprios, como a migração, a exploração do trabalho, o comércio justo.

Sinopse

Genís de Matafaluga e Griselda del Margalló, trovadores, comediantes e bonequeiros do Medievo, contam a história de dois bons tecelões e alfaiates catalães forçados a emigrar, e que depois de uma longa viagem, acabarão fazendo um traje "muito especial" para um presumido Imperador de terras remotas. Um traje que, segundo eles, só podem ver a boa gente e a mais inteligente, pois se torna invisível para os olhos dos malvados e néscios.


Conteúdos

Além da moral da história de Andersen, que diz que não devemos crer que tal coisa é certa, só porque outros acreditam se estamos vendo que é falsa, adicionamos várias questões relacionadas com o trabalho e migração - ou imigração, dependendo da perspectiva-. Para isso, os protagonistas, que aqui são dois tecelões e alfaiates locais, serão obrigados a procurar trabalho em outro lugar, impulsionados pela miséria que, na época, sofriam. Então, em meio a risos, pretendemos fazer uma pequena reflexão sobre:

- A EMIGRAÇÃO: queremos que o espectador reflita sobre por que alguém tem que sair de sua casa, abandonando família, propriedade e território para passar por uma série de peripécias em lugares que lhe são estranhos e onde nem sabe se se será bem recebido.

- A GUERRA E PAZ: porque, como evidenciado na representação, é a guerra que leva a esses artesãos à miséria e à fome e, assim, forçá-los a migrar.

- EXPLORAÇÃO DO TRABALHO: neste país distante, os tecelões, na esperança de ganhar a vida, caem nas mãos do Primeiro-Ministro, que os mantêm trancados no palácio, trabalhando em condições muito duras, quase sem parar e sem receber nada em troca, exceto ameaças e falsas promessas.

- COMÉRCIO JUSTO: O Primeiro-Ministro, que é também responsável pelo fornecimento de o guarda-roupa do Imperador, está se tornando rico à custa dos tecelões, porque se ensaca tudo o que este paga. O imperador não pensa em quem faz os trajes, mais em ser presumido e nem dirá não quando o primeiro-ministro lhe propõe de tirar proveito dos tecelões.

Finalmente, e graças ao seu engenho salvam-se, mas a mensagem é claro que muitas vezes as condições desiguais entre as pessoas -como uma metáfora das desigualdades Norte-Sul-, favorecem o abuso dos poderosos sobre os necessitados.

FICHA ARTÍSTICA

Autor, diretor, concepção e construção marionetes, cenografia e adereços: Carles Cañellas
Confecção costumes bonecos: Susanna Rodríguez

Atores - Bonequeiros:
Carles Cañellas ... Genís de Matafaluga
Susanna Rodríguez ... Griselda del Margalló

FICHA TÉCNICA

Espetáculo de formato médio para dois atores, máscaras e dezesseis bonecos de várias técnicas, a principal: a marionete a fio. Para público infantil e familiar ou todos os públicos. Interior ou exterior.

DURAÇÃO: representação: 1 hora / montagem (interior-com iluminação): 2 horas / (exterior-sem iluminação): 1 hora / desmontagem: 1 hora
PUBLICO: a partir de 2 anos / aforo máximo recomendado 300 pessoas
ESPAÇO CÉNICO: pode ser representado tanto em teatro como ao exterior
medidas mínimas: largo: 5m / fundo: 5m
teatro: altura: 3m / preferentemente com fundo ou caixa preta
exterior: espaço protegido do vento / em exterior não será imprescindível palco quando o público esteja disposto em anfiteatro ou degraus, mas em caso de plateia com mais de 150 espectadores, será preciso um estrado de alto 80 cm.
SOM: utilizamos o sistema do teatro com conexão em cena
ILUMINAÇÃO: interior ou exterior escuro precisamos 6kw luz frontal + 1 contra semizenital em fundo cena
ELETRICIDADE: conexão junto a palco / potência 2,5Kw/h + iluminação

GENIS E GRISELDA

OS TECELÕES, JOSEP E JORDI

OS TECELÕES, JOSEP E JORDI

O IMPERADOR E O MORDOMO

O DESFILE IMPERIAL

AQUI ESTÁ O TRAJE NOVO...

O MORDOMO

O IMPERADOR COM O TRAJE NOVO

Informações adicionais e download

CRÍTICA, VÍDEOS, FESTIVAIS DOWNLOAD FOTOS DOWNLOAD DOSSIÊS, RIDER

Rocamora Teatre na Internet

rocamora teatre on Facebook rocamora teatre on Twitter rocamora teatre on g+ rocamora teatre on YouTube rocamora teatre on Linkedin rocamora teatre on Pinterest

Compartilhar esta página