Breve História – Passado Remoto

Carles Cañellas, bonequeiro profissional desde 1976, decano dos marionetistes de fio catalães. Considerado pela crítica internacional entre os mais qualificados na Europa, fundou Els Rocamora em 1982 -faz agora 35 anos-, enquanto vivia e trabalhava na Itália, depois de ter passado por os grupos de Barcelona: T.I.Z. (1974-76), Grupo-Taller de Marionetas (1976-78), Col·lectiu d'Animació de Barcelona (1978-80) e do circo Circ-Cric (1980-81). Professor do Institut del Teatre de Barcelona, Curso Acadêmico 2005-06. Dirige espetáculos de outras companhias e trabalha no cinema e na televisão como ator e também construtor e animador de bonecos e objetos. Com Rocamora Teatre tem criado 15 espetáculos, alternando os comerciais com outros da pura investigação e risco.
Desde 1987, ele trabalha com Susanna Rodriguez, bonequeira, ex-dançarina das companhias de dança contemporânea: Taba (1982-86), Saez-Taba (1986-87) e Trànsit (1988-89).

Espetáculos fora de repertório

(1982) LA MALETA (A MALA) Seguindo o estilo que iniciou em o Col·lectiu d'Animació, atores e marionetes atuam juntos, criando situações cômicas e inverossímeis. Mais de 500 funções em festivais e circuitos teatrais de 9 países.

(1985) AIR MAIL Audaz produção com uma posta em cena tão complexa como atraente, inspirada em o cinema, a novela e as bandas desenhadas de série negra americana. Reconhecido por público e crítica, nacional e estrangeira, como uma peça capital do teatro com bonecos.
- Pública Menção do Júri do "XVIIè Festival Internacional de Teatre de Sitges".
- Prêmio ao melhor espetáculo de Teatro da "Biennal d'Art Jove 1985" de Barcelona.
- Prêmio ao melhor espetáculo da "IIa Mostra de Teatre de Titelles de l'Estat espanyol" de Terrassa.

(1986) NEGRE SOBRE NEGRE (PRETO SOBRE PRETO) Marionetes e humor negro para adultos.
- Prêmio "Fem Teatre" da Prefeitura de Barcelona.

(1988) FENÒMENS (FENÔMENOS) Compilação de peças breves para bonecos de fio realizados para o programa "filiprim" de Josep Maria Bachs em TV3 (TV pública da Catalunha), com o qual também participaram em os programas da TV “Dicciopinta” e "La Parada".

(1989) RULETA RUSSA (ROLETA RUSSA) Fruto do trabalho de estúdio com o dramaturgo José Sanchis Sinisterra é os seis monólogos que compõem esta peça experimental para atores, onde se propõe um arriscado exercício sobre as várias modalidades dos monólogos. Reflexão relativa às formas de expressão da linguagem teatral.

(1990) EL PERSEGUIDOR (O PERSEGUIDOR) Coprodução com o "Festival de Tardor de Barcelona", a "Fira de Teatre de Tàrrega" e "Teatre Obert". Adaptação para atores, objetos e marionetes do conto homônimo de Julio Cortázar.

(1993) AUBUSTER Apaixonante trabalho com marionetes. Metáfora cômica sobre o passo pela vida, desde "o nascimento" até o encontro com "a morte".

(1997) FÁBULAS DE LA FONTAINE Engraçada adaptação em verso de sete fábulas de Jean de La Fontaine, com atores, bonecos de manipulação interna com boca móvel, bonecos de tringle e marionetes de fio.

(2005) EL RETABLO DE MAESE PEDRO (O RETABLO DE MAESE PEDRO) Coprodução com Mercè Framis e L'Auditori de Barcelona. Representação para teatro de sombras da obra de Manuel de Falla, com motivo do concerto inaugural do Ano do Livro e a Leitura, interpretado pela Jove Orquestra Nacional de Catalunha, baixo a batuta do Maestro Manel Valdivieso e a participação de dois cantores líricos e um ator.

História - Membros, Colaboradores, etc.

- Antigos membros: Yolanda Fontanillas, Rosa Cañellas, Jaume Vilalta, Anna Pedreira e Carme Grau.
- Trabalharam para Rocamora: Toni Serra, Pau Freixas, Ivan Hernàndez, Jordi Soler, Toni Rueda, Manel Torrent, Julia Cano, Marco Antonio Zafra, Ramon Coromina, Emili Palma, Evaristo Granado, Remei Barrio, Montse Esteve, Carme Alor, Carmen Alvarez, Núria Sais, Conrad Sagués, Ferran Madico, Oscar Barberan, Manuel Veiga, Darryl J. Clark e Blanca Pàmpols.
- Amigos e Colaboradores: Giacomo Verde, Pere Cañellas, Jesús R. Atienza, Maurizio Bercini, Giulio Molnár, Claudio Guain, Paola Crecchi, Quico Gutiérrez, Raúl Ruiz, Miki Espuma, Carles Padrissa, Roger Blavia, Ricard Casals, Pere Molina, Joan Ramon Anguera, Pep Ros Ribas, Berty Tovías, Antoni Belart, Rosa Victòria Gras, José Luis Alvarez, Cristóbal Fernández, Agnès Soteras, Biel Porcel, David Laín, Carme Calvet, Ferran Albiol e Mercè Framis.

Rocamora Teatre na Internet

rocamora teatre on Facebook rocamora teatre on Twitter rocamora teatre on g+ rocamora teatre on YouTube rocamora teatre on Linkedin rocamora teatre on Pinterest

Compartilhar esta página