OLIU, O PEQUENO LENHADOR

Nos sonhos pode-se tornar realidade aquilo que mais se deseja.
Eis que uma criança está com medo de que algum dia os seus pais se separem.
Este adora uma história, mas onde o pai tem que ir embora para trabalhar por um longo tempo. Uma noite, dormindo e sonhando com o conto, cambia isso que lhe dava medo.
Um conto dentro de uma história... e uma história dentro de um conto.
Para mostrar a crianças e adultos como é importante para o relacionamento e treinamento mútuo, ler histórias antes de ir dormir.

Sinopse

Oliu há seis anos. Pela noite, pede ao seu pai de lhe contar o conto que mais adora. Antes de terminar, Oliu cai no sono e no sonho, ele e seus pais desempenham os papéis dos personagens na história: A família lenhadora, onde o pai tem que ir embora para trabalhar e sua mãe e três irmãos tem que viver com o que têm. No inverno, a madeira se esgota e a mãe manda o filho maior para o bosque para procurar mais. Isso retorna ferido. Após o segundo vai lá e também se machuque. O pequeno -Oliu-, convence sua mãe, e lá vai ele. Na floresta ajuda a um ancião e isso lhe mostra como fazer para encher o depósito de lenha sem esforço… Oliu faz e assim volta para casa com toda a lenha. E naquele momento vira seu pai, que é o que mais queria Oliu.
Apenas a tempo, porque é hora do pequeno almoço e ir à escola.


Conteúdos

Há dois objetivos argumentais no espetáculo:
(I) O da criança que contam a história e (II) o que é explicado na história.

I. - Acima de tudo, queremos enfatizar a importância de contar histórias de pais para filhos, pois se sabe que estimula a imaginação e a criatividade, promove o amor pela leitura e, portanto, promove a compreensão da leitura e a aquisição de competências linguísticas, fortalece os poderes de observação, atenção, concentração e raciocínio lógico, desenvolver o gosto pela aprendizagem, ajuda a estabelecer um relacionamento contínuo entre a criança e o mundo ao seu redor, ajudando-os assim em sua socialização e amadurecer como pessoas. E o que é ainda mais importante: fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos, sendo uma oportunidade única para o diálogo e a comunicação.

II -. Separadamente, os três irmãos encontram uma pessoa que pede ajuda. Cada um reage de maneira diferente, dada a sua personalidade e o seu conceito de solidariedade. Isso convida os espectadores a refletir sobre compartilhar o que se tem, embora que à primeira vista pareça pouco. Porque pouco, para quem não tem nada, é muito.

FICHA ARTÍSTICA

Autor, diretor, concepção e construção marionetes, cenografia e adereços: Carles Cañellas
Confecção costumes bonecos: Susanna Rodríguez
Bonequeiros: Carles Cañellas e Susanna Rodríguez

FICHA TÉCNICA

Espetáculo de formato médio para dois atores, efeitos de sombras e seis bonecos de tringle. Para público infantil e familiar. Interior.

DURAÇÃO: representação: 48min / montagem: 2:30 horas / desmontagem: 1 hora
PUBLICO: a partir de 2 anos / aforo máximo recomendado 300 pessoas
ESPAÇO CÉNICO: interior escuro / preferentemente com fundo ou caixa preta
medidas mínimas: largo: 4m / fundo: 3m / altura: 3m
SOM: utilizamos o sistema do teatro com conexão em cena
ILUMINAÇÃO: veja o plano de luz em anexo 4000 watt a 220v o 380v
ELETRICIDADE: conexão junto a palco / potência 2,5Kw/h + iluminação

OLIU NA CAMA

A FAMÍLIA DO CONTO

A MÃE E OS IRMÃOS DO CONTO

BOIX E O VELHO

SAÜC E A MÃE

OLIU E O VELHO

OLIU E A LENHA MAGICA

Informações adicionais e download

CRÍTICA E FESTIVAIS DOWNLOAD FOTOS DOWNLOAD DOSSIÊS, RIDER

Rocamora Teatre na Internet

rocamora teatre on Facebook rocamora teatre on Twitter rocamora teatre on g+ rocamora teatre on YouTube rocamora teatre on Linkedin rocamora teatre on Pinterest

Compartilhar esta página