Quem somos

Rocamora Teatre

Somos uma companhia catalã, inteiramente dedicada ao teatro de marionetes a fio, bonecos e objetos.
Nossa ampla experiência nos permite enfrentar cada nova criação, em todas as áreas de produção.
Trabalhamos em todos os lugares, sendo bem valorizados internacionalmente, tendo recebido prêmios e reconhecimentos e participado até agora em 271 festivais de teatro distribuídos para 22 países em 4 continentes, e até atuado em 6 idiomas.

Nós gostamos de fazer diverso

Cada um dos nossos espetáculos é diferente. Nós não seguimos modelos pré-estabelecidos. Escolhemos a técnica de animação, a encenação e a estética que consideramos mais adequada a cada um, de acordo com o conteúdo, o drama e a faixa da idade do público a que irá destinado. Nós tentamos de não nos repetir nunca. Gostamos de correr riscos e experimentar, mas sem abaixar para nada o nível de interesse e profissionalismo. Para isso, dedicamos a eles muito tempo de preparação. E se são bons no início, ainda são melhores na medida em que eles se representam. Mudamos e acrescemos os espetáculos, enquanto permanecem no repertório. Não rejeitamos nenhuma ideia sem experimentá-la primeiro. Porque acreditamos fortemente no Work in progress!

Os objetivos que nos movem, ou por que somos bonequeiros

A nossa prioridade principal é estabelecer através dos espetáculos, um nexo imaginativo e emotivo com o público, com independência da idade e dos fatores sociais e culturais que o acompanham. E o teatro da animação nós o permite vastamente. O fascínio que os bonecos bem animados exercerem sobre eles, gera o efeito mágico do jogo simbólico mais verdadeiro: Os bonecos são os personagens que eles representam, não enganam ninguém. Eles jogam limpo!
Embora manobrando sempre "a vista", a atenção do público se concentra em todo momento no objeto dramático "boneco", que se torna o protagonista da ação: ele atua, é o ator!
Fazendo teatro, fazemos festa, fazemos rir e sorrir, fazemos poesia, fazemos pensar e reagir. Praticamos um ritual atávico libertador, por meio do que mostramos conflitos da humanidade. Somos espetáculo, somos educação, somos cultura.


Storico

Carles Cañellas, bonequeiro profissional desde 1976, decano dos marionetistes de fio catalães. Considerado pela crítica internacional entre os mais qualificados na Europa, fundou Els Rocamora em 1982 -faz agora 35 anos-, enquanto vivia e trabalhava na Itália, depois de ter passado por os grupos de Barcelona: T.I.Z. (1974-1976), Grupo-Taller de Marionetas (1976-78), Col·lectiu d'Animació de Barcelona (1978-80) e do circo Circ-Cric (1980-81). Professor do Institut del Teatre de Barcelona, Curso Acadêmico 2005-06. Organizador e diretor do Festival de Titelles del Moianès. Dirige espetáculos de outras companhias e trabalha no cinema e na televisão como ator e também desenhador, construtor e animador de bonecos e objetos. Com Rocamora Teatre tem criado 15 espetáculos, alternando os comerciais com outros da pura investigação e risco.
Desde 1987, trabalha com Susanna Rodriguez, bonequeira, ex-dançarina das companhias de dança contemporânea: Taba (1982-1986), Saez-Taba (1986-1987) e Trànsit (1988-1989).


Rocamora Teatre

Prêmios e Reconhecimentos

- Galardão a Melhor Obra Dramática no 2nd Nanchong (China) International Puppet Art Week Festival 2017 para IDENTITATS (Identidades).
- Reconhecimento da Trajetória Profissional. 27a Fira de Teatre de Titelles 2016. Lleida.
- Prêmio de Reconhecimento da Carreira Profissional. "La Titellada 2012", 7a Mostra de Titelles de les Roquetes. Barcelona.
- Reconhecimento da Carreira Profissional. IX Festival Internacional de Titelles i Màscares 2011. Esplugues de Llobregat.
- Galardão à Melhor Animação do "11th World Festival of Puppet Art 2007" de Praga, Chéquia, para o espetáculo SOLISTA.
- Prêmio de Reconhecimento da Carreira "La Luna d'Argento 2004". Festival internazionale del Teatro di Figura "La Luna è Azzurra" de San Miniato (Pisa) Itália.
- Prêmio "Fem Teatre" da Prefeitura de Barcelona, para o espetáculo NEGRE SOBRE NEGRE.
- Prêmio Melhor Espetáculo. "2a Mostra de Teatre de Titelles de l'Estat espanyol" de Terrassa, para AIR MAIL.
- Prêmio ao Melhor Espetáculo de Teatro da "Biennal d'Art Jove 1985" de Barcelona, para AIR MAIL.
- Pública Menção do Júri do "XVIIè Festival Internacional de Teatre" de Sitges, para AIR MAIL.

... E o mais importante, o reconhecimento constante do nosso público em todos os lugares.

Informações adicionais e download

PASSADO REMOTO DOSSIÊ SIMPLES INFO + FOTOS

Rocamora Teatre na Internet

rocamora teatre on Facebook rocamora teatre on Twitter rocamora teatre on g+ rocamora teatre on YouTube rocamora teatre on Linkedin rocamora teatre on Pinterest

Compartilhar esta página